24 de julho de 2011

Será que o Catimbó Jurema sagrada está perdendo seus antigos costumes?

Sou do Mestre Malunguinho, mestre esse que desde a sua 1ª incorporação aos meus 15 anos, me fez entrar em profunda pesquisa e estudos sobre a história e os fundamentos do Catimbó Jurema. E com isso estou aqui hoje nestas linhas querendo explicar um pouco de tudo o que eu aprendi e ainda estou aprendendo tanto com os Artigos de Livros e/ou até mesmo de internet, com as histórias de antigos Juremeiros, amigos Juremeiros e com as próprias entidades que trabalham dentro da Jurema Sagrada.

Bom, começar a Falar do Catimbó Jurema é um tanto quanto complexo, não pelo fato de ser um difícil entendimento, porque não é, o caso é que assim como qualquer outra religião o entendimento só pode acontecer com a prática, o convívio e muito estudo sobre as mesma. A Jurema Tem por princípios na Cultura Indígena, foram os índios que começaram a cultuar a Natureza e aos seus ancestrais aqui no Brasil, e com a chegada dos europeus os índios foram obrigados a se converter ao cristianismo e esquecer os antigos costumes que eles tinham dentro de suas tribos, mas não esqueceram tais costumes por completo, continuaram reverenciando a natureza e aos seus ancestrais só que com a presença dos santos e alguns dogmas da igreja católica, daí foi onde se pode falar que o Catimbó Jurema Surgiu, com a mistura de cultos e costumes de outros povos.

A Jurema Sagrada que antes era conhecida pelo Termo Catimbó (por sinal até já postei algo sobre esse assunto), ela teve seu surgimento principalmente no Nordeste entre o Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e com menos influencia entre os outros estados do nordeste e das regiões brasileiras. Ela vem sofrendo mudanças desde a colonização do Brasil, mudanças essas que por boa parte só aconteceram para acrescentar, como é o caso de algumas vezes seus rituais e liturgias parecerem com o de outros cultos, tais como o Candomblé, a magia Europeia, o cristianismo e entre outras, misturado aos costumes religiosos indígenas. Só que infelizmente estou vendo mudanças acontecerem dentro da jurema sagrada que não estão acrescentando, e sim fazendo com que ela vá desaparecendo, e aquela jurema antiga com tantos mistérios fique no esquecimento e em histórias que os antigos nos contam. Umas das mudanças é o modo de trabalho das entidades, hoje em dia vejo que muitos mestres, mestras e caboclos estão perdendo seus costumes de trabalho e estão com um novo modo de trabalho totalmente controverso ao do antigo Catimbó Jurema, tais como a sofisticação de roupas, o uso demasiado do palavrão, o esquecimento de ritos necessários, entre outras coisas que vejo.

Infelizmente essa é uma realidade que vejo dentro da Jurema, e cada vez mais pessoas dizem ser juremeiros e quando se pergunta algo básico dentro da jurema não sabe responder e ainda tem a cara de pau de dizer que o juremeiro dele que ensinou assim, só peço que todos os Juremeiros e pessoas que tem o interesse de trabalhar dentro da jurema sagrada faça isso com muito respeito e cuidado para que essa ciência não caia no esquecimento e passe a ser um folclore. De nada adianta fazer um toque de jurema, uma consagração, uma obrigação na jurema e não sentir a Jurema Sagrada dentro de si...


3 comentários:

  1. Amigo na Jurema o Catimbó é a dinâmica do ritual os mestres as mestras trabalhando os caboclo indíos desempenhando seus recados.É sempre bom espaços como esse para divulgar realidades da liturgia não esses bacanais que muitos fazem em umas casas que se dizem "juremeiros" e não são gente safado bandido canalha que a todo custo querem nos impôr seus desejos particulares em forma de liturgia assim é demais, Não concordo com o que muitos e muitas vem fazendo com a Jurema inclusive no meu blog faço questionamentos pertinentes que já me renderam muitos desafetos...mas não faço a minima questão nem os chamo de inimigos eles não tem cacife para isso nem liturgica nem moral , E sobre informações sobre á Jurema quero lhe dizer que todas as vezes que sou questionado por pessoas sobre á Jurema respondo só não vou dar todos os seguimentos á muitos que são Juremeiros e juremeiras de internet, e jurema é segredo é ciência quém quiser caminho que procure seus mestres seus mensageiros, Salve a Jurema sagrada ! Salve o Quilombo Cultural Malunguinho que vem desempenhando um papel maravilhoso no resgate histórico e na valorização colétiva dos juremeiros e juremeiras do Brasíl e do mundo e com agente assim que a coisa é, Fumaça no cachimbo´e pau guiné ,Um abraço irmão !

    ResponderEliminar
  2. Caro Danilo, não tenho que mexer em UMA vírgula sequer da sua postagem. Realmente muito pertinente, adequada e coerente com o momento atual. Parabéns pela preocupação, pelo trabalho em manter a tradição religiosa e cultural que a Jurema carrega. Um grande abraço! Elysio (Brasília)

    ResponderEliminar
  3. Quais são os costumes da Jurema catimbó

    ResponderEliminar